Blog

Tecnologia do reconhecimento facial na segurança pública pode aprofundar racismo e misoginia (Jornal da USP)

Entrevista concedida à Rádio USP sobre o evento As implicações sociais do Reconhecimento Facial: o caso da segurança pública

 

O reconhecimento facial tem sido adotado em diversos países. Entretanto, pesquisas apontam que esses sistemas apresentam maiores índices de erro quando se deparam com rostos de mulheres e negros.

A mesa redonda As Implicações Sociais do Reconhecimento Facial: O Caso da Segurança Pública, promovida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, discutirá o preparo da administração pública brasileira para utilizar esses sistemas sem contribuir com o aprofundamento do racismo e da misoginia.

Rodrigo Brandão, mestre em Ciência Política e doutorando em Sociologia pela USP, pesquisador do Centro para Inteligência Artificial (C4IA) da USP e mediador do evento, explica ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que o reconhecimento facial é uma das aplicações da Inteligência Artificial, uma tecnologia mais ampla.

“Essas tecnologias podem ser treinadas para fazer esse reconhecimento de rostos humanos”, afirma. Segundo Brandão, esse treinamento é feito em bases de dados desbalanceadas. “A tecnologia tem um viés a reconhecer corretamente o rosto de um homem branco e a tendência a reconhecer incorretamente o rosto de uma mulher negra, por exemplo.” Esse fenômeno é chamado de viés algorítmico.

Quando essa tecnologia é utilizada em políticas públicas, o viés algorítmico traz implicações problemáticas. “Os algoritmos têm sido uma ferramenta tecnológica de reprodução do racismo que a gente já tem na nossa sociedade, principalmente nas forças de segurança”, afirma Pablo Nunes, coordenador adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), um dos palestrantes. Nunes cita os casos de pessoas que chegaram a ser presas erroneamente por conta do reconhecimento facial ou fotográfico.

O evento é on-line, gratuito e acontece no próximo dia 28, terça-feira, a partir das 16h. A transmissão será feita no site iea.usp.br/aovivo. Mais informações estão disponíveis no endereço www.iea.usp.br/eventos/reconhecimento-facial-seguranca-publica

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download