Blog

As implicações sociais do Reeconhecimento Facial: o caso da segurança pública (Instituto de Estudos Avançados – USP)

Os sistemas de reconhecimento facial atualmente no mercado apresentam taxas maiores de erro quando se deparam com os rostos de mulheres e negros. Esse resultado é apontado por diferentes fontes de pesquisa. Apesar disso, tais sistemas vêm sendo usados à larga pelo setor público de diferentes países. Diante dessa constatação, cabe indagarmos: no caso brasileiro, […]

Os sistemas de reconhecimento facial atualmente no mercado apresentam taxas maiores de erro quando se deparam com os rostos de mulheres e negros.

Esse resultado é apontado por diferentes fontes de pesquisa. Apesar disso, tais sistemas vêm sendo usados à larga pelo setor público de diferentes países.

Diante dessa constatação, cabe indagarmos: no caso brasileiro, a administração pública está preparada para utilizar os sistemas de reconhecimento facial na operacionalização de políticas públicas sem, com isso, contribuir para o aprofundamento de chagas sociais como o racismo e a misoginia?

Essa é uma das questões que a mesa redonda procurará responder, tendo como referência o caso da segurança pública.

Este evento integra um ciclo de mesas redondas sobre as oportunidades e os desafios que a IA impõe à democracia. O ciclo acontece entre julho e novembro de 2021 e introduz alguns dos temas que serão discutidos durante o I Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, que será realizado em 13 e 14 dezembro de 2021 e está sendo organizado pela área de Humanidades do C4AI – Center for Artificial Intelligence.

Exposição 1:

Vieses no aprendizado de máquina: tipos, origens e implicações sociais

Lívia Ruback (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ)

Leitura recomendada:

Vieses no Aprendizado de Máquina e suas Implicações Sociais: Um Estudo de Caso no Reconhecimento Facial: Trabalho apresentado durante o II Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade (WICS 2021), como parte do XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021)

Exposição 2:

O uso do reconhecimento facial na segurança pública

Pablo Nunes (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania – CESeC)

 

Leitura recomendada:

“Novas ferramentas, velhas práticas: reconhecimento facial e policiamento no Brasil”: Capítulo do relatório “Retratos da violência: cinco meses de monitoramento, análise e descobertas – Junho a outubro – 2019” (Rede de Observatórios de Segurança)”.

 

Moderação:

Rodrigo Brandão (C4AI)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação

Organização

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free